• Beto Araujo

Bairro Bela Vista


Estamos na Bela Vista! Um dos bairros mais verdes, elegantes e valorizados de Porto Alegre. Pelas ruas arborizadas, percebemos uma região que respira natureza por todos os lados. A  Bela Vista é um bairro residencial de alto padrão com comércio e serviços no mesmo estilo que proporcionam um estilo de vida privilegiado. O maior encanto do bairro está na famosa Praça da Encol, que verdadeiramente se chama Carlos Simão Arnt.




O bairro Bela Vista tem muito mais encantos: caminhar por ruas charmosas e arborizadas, experimentar restaurantes, bistrôs, cafeterias e vários estabelecimentos comerciais com uma pegada mais cosmopolita e de vanguarda. O bairro é bastante residencial, com edifícios de alto padrão e moradores com poder aquisitivo dentro das classes AA, A, AB e B.


A Avenida Nilo Peçanha, é a principal ligação do bairro, conectando em todas as suas direções.Por ela se chega nas escolas, clubes e shoppings que fazem da Bela Vista um bairro completo e que para muitos, é o bairro mais sonhado e desejado de viver..O clube Grêmio Náutico União tem uma fantástica sede no coração do bairro.




Fonte Wikipédia


Histórico

A história do bairro Bela Vista está ligada ao bairro Petrópolis, um dos bairros mais antigos de Porto Alegre, uma vez que o primeiro é um desmembramento de uma das diversas chácaras do último, mais especificamente da grande chácara da família Santos Neto. Em 1970, estas terras foram loteadas, tornando o bairro essencialmente residencial de baixa densidade, o que se manteve até o final da década de 1990.

A partir da lei n.° 434 de 1999, que instituiu o atual Plano Diretor da cidade, as características do bairro se alteraram completamente, passando a ser construídos edifícios altos, o que modificou bastante sua paisagem e sua arborização.


Características atuais

O bairro tem cerca de 10 mil habitantes, representando 0,74% da população do município. Sua taxa de analfabetismo é de apenas 0,5%. Atualmente, observa-se uma intensa alteração no estilo de edificação do bairro, onde amplas e confortáveis casas residenciais cedem espaço para a construção de grandes e luxuosos edifícios.

Bela Vista é considerado um dos bairros mais elegantes e de maior nível de renda da cidade, com imóveis sofisticados, paisagismo primoroso e duas praças muito frequentadas por seus moradores, como a conhecida Praça Carlos Simão Arnt, chamada popularmente de Praça da Encol. A outra área verde do bairro é a Gustavo Langsch.

A Bela Vista já foi apontado como o bairro com melhor nível de instrução da América Latina, porque mais de 65% dos seus chefes de família possuem curso superior.

0 visualização